Guia de Despesas Edge Mundial da Sociedade Internacional de Dados (CDI)
Centro de dados 2025: Mais próximo da edge
Inquérito da STL Partners com 699 profissionais da indústria a nível global, provenientes das indústrias de fabrico, retalho, cuidados de saúde e logística, maio de 2021
De acordo com um inquérito recente realizado pela STL Partners, 49% das empresas em indústrias específicas estão a explorar ativamente a computação edge e estima-se que o número total de instalações edge crescerá 226% entre 2019 e 2025. No entanto, a adoção varia em todas as regiões geográficas. Isto deve-se ao nível de maturidade das tecnologias adjacentes (por exemplo, inteligência artificial), à infraestrutura de telecomunicações existente, política governamental e à dimensão de determinados setores no país. Por exemplo, o fabrico está a impulsionar a adoção de computação edge nos EUA e na Alemanha e prevê-se que seja responsável pela maior parte dos gastos empresariais com computação edge na Europa em 2021.
Passe o cursor sobre cada região colorida para saber mais
Os EUA estão a liderar o caminho com iniciativas edge e estima-se que sejam o maior mercado para a computação edge. As principais indústrias incluem o fabrico (fábricas ligadas) e o retalho
(a melhorar a experiência do cliente).
A Europa segue os EUA na adoção da edge, embora a indústria de produção europeia tenha sido rápida de transitar para a Indústria 4.0, particularmente automóvel na Alemanha.
A adoção de computação edge está a nascer na América do Sul e África, uma vez que as empresas ainda estão numa fase inicial de adoção de centros de dados e cloud, além de que a infraestrutura de telecomunicações ainda está a ser desenvolvida.
A Austrália e a Nova Zelândia estão também a avançar com a edge. Foram implementados locais edge de telecomunicações em Auckland e micro edge perto de Brisbane.
A China também está a implementar implementações de edge alinhadas com a expansão da cobertura 5G.
As implementações precoces do 5G em Singapura e na Coreia do Sul, juntamente com iniciativas de cidades inteligentes, estão a acelerar a adoção de computação edge.
Os países do Sudeste Asiático e Sul da Ásia (por exemplo, Índia e Tailândia) esforçam-se para criar o caso de negócio para a computação edge, dado os seus custos de mão de obra mais baixos, portanto, podem levar tempo a adotar a computação edge.
O estado da infraestrutura edge hoje
Referência adicional: